F1

(clique no vídeo para começar)
online

quarta-feira, 6 de março de 2013

Revisão e Antevisão F1 - 2013 NLC



Bem vindos a mais uma antevisão da época de F1 que se aproxima. Como todos sabem 2012 foi um ano de história na F1, recordes foram batidos, inúmeros vencedores diferentes, pistas novas, foi a época mais longa de sempre, tivemos 5 equipas a vencer pelo menos uma corrida e 8 vencedores diferentes, foi mesmo uma época excecional, onde Sebastian Vettel se sagrou no tricampeão mais novo da história da F1




E agora? Será que 2013 vai ser assim tão emocionante? Veja os prós e contras da época de 2013 na Crónica NLC.

Testes de Inverno - Revisão


Findos os testes de inverno, temos já uma ideia aproximada daquilo que será a primeira corrida do ano em Melbourne Austrália. Mas não passa disso mesmo, de uma ideia do que vai acontecer, embora seja muito difícil que uma equipa chegue a Melbourne e ganhe um segundo a todas as outras, talvez uns 0.2 ou 0.3seg mas não mais do que isso, mas são apenas previsões.



Vamos a factos, a Sauber foi a equipa que mais rodou nos 12 dias de testes (Jerez e 2x Barcelona), a equipa suiça fez nada mais nada menos do que 5.307km de testes, algo que é compreensível pois conta nas suas fileiras dois pilotos novos, Nico Hulkenberg que trocou a Force India pela Sauber e Esteban Gutierrez que é um dos estreantes do ano, e por essa razão o mexicano rodou só ele, 2.768km, digamos que foi muito proveitoso não só parao piloto mas também para a equipa poder rodar tanto.



A segunda equipa que mais rodou foi a Mercedes com 5.224km de testes, compreende-se pois não só porque tem Lewis Hamilton como novo piloto da equipa, mas porque ao contrário da Sauber, tem um dispositivo financeiro muito mais elevado e os resultados têm de ser apresentados aos patrocinadores e ao gigante alemão. E por falar em resultados Nico Rosberg, piloto Mercedes, nos 8 dias de Barcelona conseguiu o melhor tempo combinado de 1:20.130, sendo o melhor de todos logo na frente de Fernando Alonso (1:20.494) e em 3º surge...esse mesmo Lewis Hamilton, dois pilotos Mercedes no Top 3 de Barcelona, será só fogo de vista, Melbourne responderá!



A Ferrari foi a 3ª equipa que mais rodou, 4.913km, e que bem respira este Ferrari de Alonso, principalmente com os compostos mais duros da Pirelli, problema de 2012 que ao que parece a Ferrari já "driblou", muito melhor este ano do que estava no ano passado pela mesma altura. E se pensarmos que Alonso com uma "carrocinha" em 2012 andou lá em cima, o que dizer para 2013, estando assim tão bem para Melbourne!



McLaren e Red Bull, rodaram 4.629 e 4.608km respetivamente, é perfeitamente normal estas duas equipas não mostrarem muito nos testes de inverno, são por norma equipas "frias", não gostam do populismo como a Ferrari, por isso não mostram grande coisa nos testes de inverno, apenas deu para ver que a fiabilidade e consistência foram boas. A estreia de Sergio Perez  pela McLaren foi destaque, mas apenas isso, destaque, porque resultados, poucos, apenas o 10º tempo combinado de Barcelona (1:) e 2.538km feitos, mais 500 que Jenson Button, a ver vamos em Melbourne como se saem estas duas equipas.



A Williams, Toro Rosso e Caterham rodaram 4.570km, 4.506km e 4.513km respectivamente, são equipas de campeonatos diferentes mas que rodaram praticamente o mesmo em km. A Williams estreia Valtteri Bottas e mantém Pastor Maldonado, na minha opinião fez bem em apostar em Bottas, este miúdo é de facto uma super estrela e não me engano muito dizendo que vai ser a surpresa da época. A última equipa de Arton Senna na F1 também não mostrou muito nos testes, pois é, grandes equipas são assim, estou curioso para ver onde está a Williams. A Caterham, bom, parece que está tudo na mesma, ganhou um pouco em relação ao pelotão da frente, mas que se compreende, é que lá na frente já se pensa em 2014, será engraçado ver a evolução de van Der Garde outro rookie de 2013, sim porque recorde-se, a Caterham dispensou Heikki Kovalainen um dos mais rápidos da F1, vai ser mais uma época a disputar cá atrás com Marussia e Toro Rosso.



Por falar em Marussia, estes também despacharam Timo Glock e contrataram Max Chilton, mais um rookie, ou melhor a Marussia tem dois estreantes, Jules Bianchi, o francês piloto da academia Ferrari assegurou o seu lugar na equipa em troca com Luiz Razia. A Marussia rodou 3.669km, mostrando pouco, muito pouco, mas a equipa está lá, a estrutura está lá, a ver vamos em Melbourne. A Force India rodou 4.481km e no início dos testes rodou apenas com Paul Di Resta, chegou-se a pensar que a Force India iria participar apenas com um carro. Mas depois chegou Adrian Sutil e mostrou que ainda é rápido e que consegue entregar resultados, mas palpita-me que esta equipa vá andar cá para baixo, tem muito coisa a acontecer no "background" e isso não ajuda nenhuma equipa.



Por fim, a Lotus, a equipa que menos rodou em 2013 nos testes de inverno, 3.527km, mas desenganem-se, foram os mais consistentes, com ambos os pilotos. Para os apostadores, esta equipa é a mais fiável para a vitória em Melbourne.






Previsão para 2013

Então aquilo que prevejo para 2013, é um campeonato bem disputado na frente, não tão emocionante como 2012, mas bem disputado. Espero um Ferrari melhor, um Red Bull ao seu nível e uma McLaren sem os erros de principiante de 2012. Da Lotus e Mercedes e até da Williams espero luta, muita luta e não é de espantar uma destas equipas ganhar uma corrida em 2013. É com pena que anúncio que o campeonato de 2013 vá ser pobrezito, as equipas têm muito em que pensar aquelas evoluções malucas que vimos em 2012 não vão acontecer, muito por força da mudança de regulamentos para 2014. O que torna a F1 atraente é isso mesmo, uma equipa vinda de férias ou de um GP e trazer um "upgrade" para o carro e começar a ganhar corridas, pois isso dificilmente vai acontecer em 2013 (espero muito honestamente estar enganado!!!!).

Nos pilotos, Vettel, Alonso, Button, Webber, Hamilton e Raikkonen são os possíveis candidatos a ganhar o campeonato, mas realisticamente falando só 3 são mesmo a sério, Vettel na Red Bull, Button na McLaren e Alonso na Ferrari, os outros estão na expectativa. Espero muito de Hulkenberg, de Di Resta e de Valtteri Bottas, principalmente este finlandês da Williams, para quem não conhece, preparem-se, este é do nível de Keke Rosberg, Piquet e Mansell, é verdade, muito fogo para um homem do frio!! Mas aguardem!

Não me vou alongar muito mais até porque fazer previsões na F1 é o mesmo que trabalhar num posto de metereologia!!!!

Concluindo, nada se vê nos testes de inverno, temos de esperar pela competição a sério, o que dá para ver é que algumas equipas precisaram de mais voltas para entender a nova aerodinâmica e os novos compostos da Pirelli que outras. Apenas isto é certo!



Prós e Contras 2013



Prós- a favor da época de 2013, temos o facto de as equipas da frente continuarem bem juntinhas, com andamentos muito parecidos. Outro ponto a favor, o novo tipo de compostos da Pirelli, vai trazer ainda mais tempestade a um furacão que passou em 2012 pela F1. Teremos 5 campeões do mundo em pista e 5 rookies, bela combinação!



Contras- 2014 será muito diferente de 2013, por isso teremos equipas, não as 3 da frente (Ferrari, Red Bull e McLaren) a meio da época a trabalharem no carro de 2014 e as da traseira do pelotão com certeza já estão a trabalhar nele, terão assim vantagem no início de 2014. Esse é o principal contra na época de 2013. Não veremos aquelas evoluções malucas depois das férias...mas espero estar engando..mas...



Estreantes - 2013:



Esteban Gutierrez - Mexicano - Sauber:  Espero grandes resultados deste piloto, mas não terá tarefa fácil, Hulkenberg é um osso muito duro de roer!!



 
Valtteri Bottas - Finlandês - Williams: Se a Williams apresentar o andamento do ano  passado, não espero nada mais nada menos do que uma vitória deste rapaz, é um talento impressionante!! Sem dúvida na frente para ser o melhor rookie da época.




Giedo van Der Garde - Holandês - Caterham: Está lá por dinheiro, mas atenção, não é mau, pode servir-se muito bem deste ano para aprender e ganhar quilómetros e depois dar o salto, mas como está na Caterham avizinho uma época de desenvolvimento para 2014.




Jules Bianchi - Francês - Marussia: este piloto é bom, estava nas contas da Force India, mas Sutil roubou-lhe o lugar, na Marussia, vai passear em 2013 para em 2014 sair para outra equipa ou então ficar e apresentar resultados com o carro que evoluiu em 2013 para 2014.




Max Chilton - Britânico - Marussia: dinheiro e algum talento, não é aqui que o vai mostrar, a não ser que em 2014 mostre resultados com o carro, mas 2013 vai ser difícil!




 NLC@2013

2 comentários:

  1. Bottas sera o estreante do ano. Deve ser mesmo um talento impressionante, ate porque entrou no lugar de um piloto que levava mais dinheiro e tinha tambem grande margem de progressao.

    Entre as equipas acho que a Mercedes e a que suscita mais curiosidade, tanto pelo fator Hamilton como pelos tempos alcançados em Barcelona.




    ResponderEliminar
  2. Sim, Bottas é mewsmo um talento!! Não pagou um cêntimo à Williams para ocupar o lugar, algo rar na F1 hoje em dia e tendo em conta que Senna era um piloto consistente e que dava pontos à equipa, há muito a esperar deste jovem finlandês!

    A Mercedes até à China vai andar bem e na frente depois temo que irá baixar um pouco, claro que é apenas uma previsão, mas é a minha opinião!

    ResponderEliminar